A saúde pública no Brasil está cada vez mais preocupante por conta da pandemia do coronavírus. No entanto, vale ressaltar que mesmo assim, o sistema de atendimento brasileiro é referência no mundo inteiro. Porém, ao longo da história, o SUS foi deixado de lado e virou um grande problema aos profissionais da área e para a população.
Infelizmente, a crise de Covid-19 afetou muito o cenário, e estamos vivenciando um verdadeiro caos. Ou seja, vários problemas têm sido enfrentados pela saúde pública. Vamos falar sobre os principais desafios do SUS no país. Confira!
Leia também: Amamentar é amar: entenda a importância da amamentação e a campanha Agosto Dourado
Confira um pouco mais sobre o caos da saúde pública do Brasil

SUS está enfrentando o desafio de sobreviver ao coronavírus. (Foto: O Imparcial)
A saúde pública brasileira teve nos últimos meses o seu cenário alterado significativamente. Tudo isso por conta da pandemia de coronavírus, vivenciada nos meses de 2020.
Portanto, o problema já tem impactado bruscamente a assistência clínica à população de risco, em virtude das condições de infraestrutura dos serviços em saúde.
Confira agora 3 desafios que a saúde pública nacional têm enfrentado.
Falta de profissionais de saúde
De antemão, saiba que o curso de Medicina é um dos mais concorridos do Brasil. No entanto, por algum motivo, há poucos profissionais na saúde pública. Além disso, na maioria das vezes os médicos, enfermeiros e técnicos optem pela clínica privada, inclusive deixando de lado os concursos públicos.
Afinal, poucas pessoas querem trabalhar em um local que constantemente exige mudanças para lidar com alta carga horária, turnos estendidos, infraestrutura precária e, sobretudo, baixo salário.
Com a entrada do coronavírus no Brasil, os profissionais de saúde pública estão com uma sobrecarga de estresse físico e mental, o que prejudica a assistência para aqueles que realmente necessitam.
O governo brasileiro já recrutou, como medida emergencial, médicos para atuar nessa epidemia e já está capacitando diversos profissionais para identificação laboratorial e clínica do paciente infectado, para a triagem dos indivíduos por meio de aplicativos etc.
Hospitais superlotados
Embora quase 70% da população não tenha plano de saúde particular, as unidades de alta complexidade ficam sobrecarregadas com a falta de profissionais e de equipamentos de qualidade, enquanto as redes da atenção básica apresentam longas filas de espera.
Falta leitos nas enfermarias e UTI’s da saúde pública no país inteiro. Pessoas ficam jogadas nos corredores dos hospitais, e além disso, muitas outras nem conseguem atendimento. E procurar atendimento de emergência no SUS nos últimos meses tem sido um grande desafio para a população.
Infraestrutura ruim
Outro grande desafio é a baixa infraestrutura e a pouca qualidade dos equipamentos disponibilizados. Se a motivação dos trabalhadores já estava reduzida em função da superlotação e da alta carga horária, a infraestrutura defasada só agrava o quadro.
Dessa forma, cada vez menos médicos e enfermeiros desejam trabalhar na saúde pública, optando pelas clínicas privadas. Além disso, a gestão responsável pela qualidade dos equipamentos e materiais também apresenta falhas, gerando mais desconfortos no dia a dia e diminuindo o nível da saúde pública brasileira.
Por causa do coronavírus no Brasil, a falta de equipamentos e a quantidade insuficiente serão desafios ainda maiores para diminuir a curva epidêmica e trazer a normalidade para os cidadãos brasileiros.
Por fim, aproveite e leia também: Covid-19: organizações para pacientes com câncer foram afetadas na pandemia
Deixe um comentário