Glúten você sabe o que é, exatamente? Ele é um composto de proteínas encontrado na farinha de trigo, na aveia, no centeio, na cevada e além disso, no malte. Essas proteínas são chamadas prolamina e glutelina e elas aparecem combinadas com o amido no alimento.
De antemão, a gliadina e a glutenina (que são a prolamina e a glutelina do trigo) representam a grande maioria das proteínas do trigo. O glúten é responsável pela elasticidade das massas e é o que faz o pao crescer.
É provável que você já tenha ouvi falar sobre a dieta sem glúten. Ela exclui esse ingrediente da alimentação, com o objetivo de emagrecer. Mas quem realmente precisa retirar o glúten da dieta são os pacientes celíacos.
Leia também: Amamentar é amar: entenda a importância da amamentação e a campanha Agosto Dourado
Quem realmente precisa tirar o glúten da dieta são os celíacos

Celíacos devem evitar ingrediente. (Foto: Freepik)
Antes de tudo, saiba que quem realmente precisa retirar o glúten da dieta são os pacientes celíacos. A doença celíaca é uma desordem autoimune, uma condição crônica, que afeta principalmente o intestino delgado. É uma intolerância permanente ao glúten.
Para os celíacos, a ingestão de glúten causa danos às vilosidades intestinais responsáveis pelo revestimento e absorção de nutrientes no intestino delgado. Ou seja, quando o glúten chega ao intestino delgado, ocorre um processo inflamatório, levando à destruição das vilosidades (pequenas saliências) da parede do intestino.
Esse problema pode apresentar vários sintomas severos, como diarreia, fraqueza, perda de peso em virtude da má absorção de nutrientes e anemia. Portanto, se quiserem consumir delícias como pães, bolos, biscoitos e macarrão, os portadores dessa doença precisam encontrar produtos substitutos à farinha de trigo, usada na produção desses alimentos.
Afinal, o composto de proteínas faz mal à saúde de quem não é celíaco?
Não. Ele não faz mal à saúde. Não existe nenhuma pesquisa que indique que ele prejudique o desenvolvimento ou funcionamento do organismo de indivíduos normais e saudáveis.
Quando consumido de maneira correta e equilibrada, o glúten, ao chegar ao intestino delgado, ajuda na proliferação e renovação das bactérias “do bem”, que auxiliam na digestão alimentar.
Por fim, leia também: Glaucoma: o que é, causas e tratamento
Deixe um comentário