O chá de cavalinha é feito das folhas da cavalinha. A planta é nativa de áreas pantanosas e também chamada de cavalinha-dos-campos, cauda-de-cavalo ou cola-de-cavalo. O chá possui excelentes benefícios para a saúde.
Muito conhecido como um remédio caseiro, a bebida é usada, por exemplo, para ajudar no emagrecimento, além de aliviar inflamações e diversos outros benefícios para a saúde. Confira então, mais informações sobre o chá de cavalinha e aprenda a fazer.
Leia também: Cone hindu: conheça os benefícios da técnica chinesa
Aprenda agora a fazer o chá de cavalinha e saiba mais sobre os seus benefícios

Bebida ajuda no emagrecimento e auxilia no tratamento de inflamações. (Foto: Freepik)
Os principais benefícios do chá de cavalinha são: possui ação adstringente, anti-inflamatória, cicatrizante, diurética, anti-hipertensiva, anti-hemorrágica, remineralizante e antirreumática. Além disso, antioxidante, digestiva, antimicrobiano e antidiarreica, podendo ser utilizado com diversos objetivos.
Por exemplo:
- Auxiliar no tratamento de problemas renais e urinários, como nefrite, cistite e infecções urinárias.
- Diminuir o fluxo menstrual abundante.
- Prevenir e tratar hemorragias nasais e no estômago.
- Diminuir a queda de cabelo.
- Auxiliar no tratamento de reumatismo, artrite e gota.
- Diminuir a pressão arterial.
- Prevenir e ajudar no tratamento de frieiras.
- Além disso, devido às suas propriedades a cavalinha também pode ser usada para combater os sintomas de estresse e ansiedade, variações do humor e retenção de líquidos.
Como fazer e tomar o chá de cavalinha?
Antes de tudo, você deve saber que a parte usada da Cavalinha para fazer o chá, é seu talo seco. A bebida é muito fácil e rápida de fazer. Confira:
Ingredientes
1 xícara de água fervente
1 colher de sopa de cavalinha
Modo de preparo
Para fazer o chá é muito simples! Coloque a cavalinha na água fervente e deixe repousar por cerca de 5 minutos.
Por fim, coar e beber 2 a 3 xícaras por dia, de preferência após as principais refeições do dia.
Quem não pode tomar o chá de cavalinha?
A cavalinha possui um alto poder diurético, desta forma, as pessoas com insuficiência renal não devem consumir o chá da erva. Aliás, pessoas com insuficiência renal devem ter muita cautela no consumo de qualquer tipo de chá, já que muitos deles influenciam na sistema urinário.
Quem tem pressão alta pode tomar o chá?
Deve, justamente pelo efeito diurético, os hipertensos são muito beneficiados pelos efeitos do chá de cavalinha. Tomando uma xícara de chá pelas manhãs o efeito já é observado em alguns instantes.
Combinações com o chá de cavalinha
Além da própria planta, é possível associar outros ingredientes ao chá que, além de potencializar os efeitos benéficos ainda deixam um sabor especial.
Desta forma, após o preparo do chá, você pode adicionar algumas gotas de limão e ainda salpicar um pouco de canela. Além disso, no momento da infusão, você pode adicionar algumas rodelas de gengibre, o sabor vai ficar incrível.
Confira também em nosso site: Alimentos orgânicos: invista na sua saúde!
Deixe um comentário