Amamentar é amar, e um dos gestos mais lindos da natureza. Você sabia que o mês de agosto é dedicado à amamentação? Sim! A Campanha se chama “Agosto Dourado” e simboliza um movimento social pela maior consciência de papais e mamães – tanto antes como após a gestação.
Portanto, a ação é toda voltada para a importância do leite materno na alimentação dos primeiros anos de vida dos bebês. De antemão, o Agosto Dourado foi criado em 2017, pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) com base na semana do aleitamento materno, que acontece de 1 a 7 do mês de agosto.
Leia também: Glaucoma: o que é, causas e tratamento
Por que amamentar é amar? Entenda a importância da amamentação

O mês de agosto é todo dedicado à conscientização da importância da amamentação. (Foto: Freepik)
O leite materno é o primeiro alimento da nossa vida logo quando chegamos ao mundo. Além disso, é através dele que o corpo se desenvolve e é fortalecido, para que as mais variadas doenças sejam prevenidas.
O alimento é crucial, pelo menos nos primeiros meses de vida, reduzindo assim o índice de mortalidade infantil, como divulga a Organização Mundial de Saúde, OMS:
“As crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de idade. Ou seja, até essa idade, o bebé deve tomar apenas leite materno e não deve dar–se nenhum outro alimento complementar ou bebida. A partir dos 6 meses de idade todas as crianças devem receber alimentos complementares (sopas, papas, etc.) e manter o aleitamento materno. As crianças devem continuar a ser amamentadas, pelo menos, até completarem os 2 anos de idade”, dados divulgados pela OMS
Diferente dos demais tipos de leites que normalmente são comercializados, o leite materno contém todas as proteínas, gorduras, vitaminas, açúcares e água que uma criança precisa para se desenvolver. Além disso, possui também anticorpos e glóbulos brancos que previnem as infecções e as doenças.
O que significa a campanha Agosto Dourado?
Amamentar é amar, cuidar, zelar e preservar a vida dos bebês. De antemão, a campanha se originou em um encontro, em Nova Iorque, entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 1991.
A reunião tinha como meta acompanhar o nascimento da Declaração de Innocenti (documento voltado para a amamentação) e elaborar ações a nível mundial para conscientizar sobre a causa. Inicialmente, pensou-se em um dia para celebrar a data. Mas depois passou a ser uma semana inteira dedicada para o tema, ou seja, a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que ocorre de 1 a 7 de agosto em vários países.
A SMAM é coordenada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA), e ela define um tema a cada ano e promove, então, ações globais mostrando que amamentar é amar, e a importância da amamentação para crianças e mães.
Informações retiradas do site da OMS
Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável
Em 2020, o slogan escolhido é “Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável”. Isso porque que o leite materno é o alimento mais natural, seguro e renovável que há.
A campanha do aleitamento materno, e um ato lindo, que conscientiza a população que amamentar é amar, e muito importante para o desenvolvimento do bebê.
Leia ainda em nosso site: Chá de cavalinha: aprenda a fazer e veja como ele pode te ajudar
Deixe um comentário