A pandemia do coronavírus trouxe consigo novas regras de convivência e protocolos de segurança e saúde. Pensando nisso, fizemos uma lista dos 5 cuidados ao se hospedar em um hotel durante a pandemia,com Eliana Ribeiro, gerente do Hotel Transamérica Berrini.
O hotel está pleiteando o Selo Bureau Veritas, uma certificação internacional em normas, como a ISO 9001 e por isso desenvolveu uma série de procedimentos rígidos. “Nos últimos quatro meses de pandemia não tivemos nenhum registro de COVID-19 em nossa equipe”.
Eliana Ribeiro conta que o Transamerica Berrini tem como principal público o mercado corporativo e o turismo de negócios. O restante é que vem a lazer: shows, peças de teatro, feiras, convenções, compras (principalmente em finais semana ).
“A pandemia mudou completamente este cenário, visto que está ocorrendo uma grande retração no mercado corporativo e foram cancelados todos os eventos previstos para o primeiro semestre de 2020, e não há uma definição para eventos que foram transferidos para o segundo semestre”, explica Eliana.
.
Diante de um cenário incerto e sem perspectivas, o hotel abriu as portas para receber profissionais de saúde, “uma decisão acertada que vem nos mantendo pelo menos honrando as despesas básicas”, pontua a gerente.
5 cuidados ao se hospedar em hotel durante a pandemia
Dispenser de álcool gel deve estar em diversos pontos do hotel (Imagem: Divulgação)
1 – Álcool em gel
Eliane indica que é necessário dispor de dispositivos de álcool gel em todas as áreas do hotel, para os hóspedes e funcionários. O protocolo exige ainda que lavem as mãos com frequência após cada atendimento.
2 – Barreiras físicas na recepção
É recomendado o uso de barreira física na recepção (por exemplo, com vidro ou acrílico) de modo a
manter a barreira de proteção entre funcionários e hóspedes no hotel.
Assim como sinalizar o piso de áreas como recepção e hall de elevadores de forma a manter o distanciamento de 1,5 m entre as pessoas.
Equipe de higienização nos quartos do hotel (Imagem: Divulgação)
3 – Funcionários e colaboradores com equipamento de segurança
“Nossos colaboradores receberam treinamento no uso de máscaras, bem como aventais, luvas, toucas e viseiras, itens obrigatórios”, explica a gerente. No hotel acontecem ainda reuniões motivacionais e de conscientização acerca dos cuidados, além da supervisão diária para garantir o fiel cumprimento dos protocolos.
4 – Objetos pessoais embalados individualmente
Alimentos são embalados individualmente (Imagem: Divulgação)
Objetos de uso tipicamente compartilhado (como jornais, revistas e livros) de espaços comuns e dos quartos devem ser retirados para evitar a contaminação indireta, bem como do frigobar. “Almoço e jantar passaram a ser entregues na porta do apartamento e o café-da-manhã servido em bandejas individuais, higienizado e embalado”, segundo Eliane.
Enquanto isso, controles remotos, papel higiênico, toalhas, assim como secadores de cabelo passaram a ser embalados individualmente, garantindo o mínimo de manipulação possível.
“Adquirimos equipamento para esterilizar os cartões de porta e canetas e uma máquina sanitizante para higienização dos apartamentos, elevadores e áreas sociais”. Os carros passaram a ser manobrados pelos próprios hóspedes, explica a gerente do Hotel Transamérica Berrini.
5 – Testes rápidos para funcionários e medição de temperatura para hóspedes no hotel
Funcionários usam equipamentos de segurança (Imagem: Divulgação)
“Não temos restrição para hospedagem, entretanto caso a leitura da temperatura de um hóspede que é feita diariamente, registre a partir de 37 graus não recomendamos a hospedagem”.
Testes rápidos devem ser aplicados em funcionários e colaboradores.
“Muitos produtos e serviços foram restringidos, equipe diminuída no hotel, mas todos devem ter consciência de que são medidas temporárias para garantia a saúde e o bem-estar”.
Deixe um comentário