coletor menstrual

Coletor menstrual completa 10 anos com ação em presídio feminino

28/06/2020- Neste mês em que o coletor menstrual, item de saúde íntima feminina que completa 10 anos no mercado, bem como se apresenta como uma solução saudável e sustentável aos absorventes descartáveis, apresenta ação social em presídio feminino.

O coletor é um copinho de silicone, que se ajusta à vagina e coleta o sangue ao invés de absorvê-lo, ao contrário dos absorventes descartáveis.

“O grande diferencial do coletor é que, além de saudável, é super prático e pode ser usado por até 12 horas seguidas e depois é só lavar e colocar outra vez”,informa Mariana Betioli, fundadora da Inciclo, empresa pioneira na produção e comercialização de coletores menstruais no Brasil.

Um mesmo coletor, de acordo com a ANVISA, pode ser reutilizado por até três anos. Assim sendo, uma mulher deixaria de descartar em média 12 mil absorventes, o que representa cerca de 400 quilos de lixo por pessoa. São,aproximadamente, 4 bilhões de absorventes descartados por ano no Brasil.

“Entendemos que assim como a mulher brasileira descobre novas necessidades a todo o instante, a marca também precisa acompanhar essa tendência. Por isso, a Inciclo está sempre se renovando e trazendo novidades para o mercado, contribuindo para essa quebra do paradigma em relação à menstruação feminina” finaliza Mariana.

Leia mais: Escritora surda oralizada lança livro sobre implante coclear

Ação Social

A situação de muitos presídios femininos no Brasil é bem precária. Segundo dados do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias, o Brasil ocupa o terceiro lugar mundial com mais mulheres presas. Ainda de acordo com a pesquisa, outro dado alarmante, é o sistema sem infraestrutura adequada e com superlotação de 156%.

Muitos presídios não oferecem nenhum acesso a produtos de higiene íntima e estas mulheres acabam por usar pedaços de jornal, chumaço de algodão e até miolo de pão para conter a menstruação. Essa prática, além de muito desconfortável, costuma causar infecções e danos à saúde das mulheres.

Parceria com o Projeto Sentinelas delas: Doação de coletores para presídio (Imagem: Divulgação)

Parceria com o Projeto Sentinelas Delas: Doação de coletores para presídio (Imagem: Divulgação)

Em parceria com o projeto Sentinelas, Inciclo doa 3 mil coletores para presídio feminino no Espírito Santo

Pensando nisso, surgiu a parceria da Inciclo com o Projeto Sentinelas – idealizado pela advogada criminal Gizelly Bicalho, a médica Dra. Marcela McGowan, ambas ex-participantes do BBB20,  e a advogada criminal Izabella Borges.

O projeto, além de levar mais dignidade às mulheres carcerárias, visa levar informações sobre violência doméstica contra a mulher, empoderamento feminino, saúde e autoconhecimento para mulheres de todo o Brasil.

Assim como fomenta a geração de renda extra para fortalecer a mulher, tornando-a mais independente para que consiga sair do ciclo de violência.

A Inciclo juntou-se ao projeto para doar 3 mil coletores menstruais ao sistema carcerário do Espírito Santo. Além de diminuir os custos do governo estadual com absorventes, de tal forma permitirá que as mulheres presas possam melhorar a relação com a sua menstruação, evitar riscos de infecções e ainda garantir uma qualidade de vida melhor à elas. 

“A doação dos coletores era algo que queríamos há muito tempo fazer, só não tínhamos conseguido fechar uma parceria com instituições que nos ajudassem a viabilizar”,  conta a Mariana Betioli, obstetriz e fundadora da marca Inciclo.

“Por isso, ficamos super empolgadas com a ideia de oferecer uma opção mais saudável e confortável para essas mulheres”, completa.

 Saúde da mulher: uso do coletor é facultativo

Importante ressaltar que a alternativa não será obrigatória, sendo opção da presa utilizar ou não. Para aquelas que tiverem interesse na alternativa, será oferecido uma consulta individual com uma médica ginecologista, para sanar dúvidas sobre a utilização.

Como resultado para a economia do governo do Espírito Santo,  poderá chegar até R$ 135 mil em três anos, prazo de durabilidade dos coletores.

Por fim, você também pode se interessar: Chá anti-inflamatório da Medicina Ayurvédica: conheça o queridinho dos famosos

Jornalista formada na Universidade São Judas, escritora e radialista. Apaixonada pelo mar, pessoas e bichos. E por me comunicar!

4 Comments

  1. Fátima Barbosa Reply

    Parabéns inciclo e meninas do sentinelas, como mulher me sinto representada ao ver esse tipo de ação com outras mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.