Chá verde e seus benefícios para a saúde

Chá verde: conheça mais dessa bebida saborosa e saudável

Não há como negar que o café é a bebida mais popular para se apreciar logo de manhã, mas é difícil ignorar que mais e mais pessoas estão mudando para o chá verde para tomar sua dose diária de cafeína.

Independentemente de quando ou como é apreciado, existem alguns benefícios para o organismo que conferem a essa bebida uma vantagem. Quer saber mais à respeito? Continue a leitura e entenda o que há de melhor nesse chazinho.

Assim, leia também: Chás e seus benefícios: conheça as maravilhas que essas bebidas podem fazer por você

Quais são os benefícios do chá verde?

Há algumas verdades e mitos que cercam o chá verde, mas seus inúmeros benefícios para saúde são inegáveis. Conheça os principais:

Chá verde usado como substituto do café

Chá verde usado como substituto do café (Imagem: Reprodução/Pixabay)

  • Emagrecimento – O chá verde tem a capacidade de aumentar o metabolismo. Os polifenóis encontrados nessa bebida trabalham para intensificar a oxidação da gordura, bem como a taxa que o organismo transforma os alimentos nas calorias;
  • Diabetes – Aparentemente ele auxilia a regular a glicose, o que retarda o aumento de açúcar na corrente sanguínea após a alimentação. Isso pode impedir picos altos de insulina, consequente, o armazenamento da gordura;
  • Doença cardíaca – Pesquisadores acreditam que esse chá, do tipo verde, trabalha nos revestimentos dos vasos, auxiliando a mantê-los mais relaxados, assim como mais aptos para suportar mudanças dentro da pressão sanguínea. Ele também protege contra as formações de coágulos, principal causa dos ataques do coração;
  • Colesterol – O chá verde pode reduzir o colesterol do tipo ruim, melhorando a proporção com o colesterol bom;
  • Depressão – A teanina é um tipo de aminoácido que é encontrado nas folhas do chá. Esta substância proporciona o efeito tranquilizante e relaxante;
  • Antibacteriano e antiviral – A catequina do chá é um bom agente antibacteriano e antiviral, que o torna eficaz nos tratamentos de gripe, mas também de câncer;
  • Tratamento da pele – O chá verde pode auxiliar com as rugas e marcas de envelhecimento, pois possui atividades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Qual o melhor horário para tomar chá verde?

Idealmente, deve-se tomar o chá em temperatura morna, pela manhã, em jejum. Mas, se for tomar ao longo do dia, por exemplo, no lanche matutino ou vespertino, opte pelas temperaturas da bebida de acordo com o ambiente: frio no calor, quente no inverno.

A forma certa do chá é que traz todo o sabor

A forma certa do chá é que traz todo o sabor (Imagem: Reprodução/Pixabay)

Dessa forma, confira também: Chás que ajudam no bem estar: conheça as ervas que são especialmente benéficas

Qual é o melhor tipo para emagrecer?

Cientificamente, os chás verdes são chamados de Camellia sinensis. Eles possuem propriedades antioxidantes, hipoglicemiante e anti-inflamatórias. Assim, são úteis no emagrecimento, desde que o consumo esteja aliado à dieta saudável e de poucas calorias. Além disso, deve-se também praticar exercícios físicos regularmente.

Como preparar o chá?

Para preparar o chá e conseguir capturar sabores e benefícios ao máximo, é preciso se atentar para alguns detalhes, como por exemplo, as medidas. O chá verde receita simples pode ser feito da seguinte forma:

  • Para cada 100 ml de água, deve-se usar uma colher de chá de folhas;
  • A temperatura da água deve estar entre 80º C ou 90º C;
  • O tempo de infusão deve ser de mais ou menos 1 minuto.

Gostou de conhecer mais sobre o chá verde? Agora, que tal incorporá-lo em seu dia a dia para ter uma absorção de benefícios para a saúde incrível?

Por fim, conheça o chá da Claudia Raia.

Redatora, amante de livros, artes e culinária. Apaixonada por redação publicitária e jornalística, trabalho na área há anos, me dedicando ao universo político e feminino.

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