27/06/2020 – O chá anti-inflamatório é sempre muito buscado pelas pessoas por contribuir de uma forma natural no combate a diversos males e doenças. Entretanto, dentro da Medicina Ayurvédica, existe um combinado de ervas com vários princípios ativos também anti-inflamatórios que vem fazendo sucesso entre os famosos. entre eles a atriz Claudia Raia.
A famosa foi quem popularizou a bebida em uma live, na qual ensinou a receita para Adriane Galisteu. A atriz contou que recebeu orientações de uma médica indiana, a Dra. Nicha, especialista em câncer.
Se você ficou curioso para conhecer mais desse chá, continue a leitura e entenda mais o processo natural de cura dos ingredientes compostos. Veja só!
Leia também: Chás que ajudam no bem estar: conheça as ervas que são especialmente benéficas
O que a Medicina Ayurvédica diz sobre as ervas para chás
Os chás dentro da Medicina Ayurvédica são preparados de acordo com o efeito terapêutico necessário. Assim, os constituintes que compõem a bebida são obtidos da natureza e preparados com muito cuidado. A principal vantagem é que eles não contêm ingredientes nocivos, portanto, podem ser usados com segurança.

As ervas podem contribuir com o bem estar geral (Imagem: Reprodução/Pixabay)
Nas preparações ayurvédicas – como parte, o chá anti-inflamatório – a parte de uma erva é escolhida e usada dependendo de onde reside o seu valor medicinal. Portanto, leva-se muito em conta os efeitos curativos que tem no corpo. Alguns exemplos estão listados abaixo:
- Açafrão, gengibre, folha de veludo, ruibarbo – raízes;
- Árvore do chá, coentro, aloe vera – folhas;
- Pimenta preta, groselha, noz-da-índia – frutas;
- Árvore Neem, ashoka, aândalo – casca;
- Cardamomo, coentro – sementes.
Assim, leia também: Testamos 5 receitas caseiras para aliviar azia
Ervas diferentes têm diferentes poderes de cura como no chá anti-inflamatório
Aqui estão alguns exemplos:
- Aloe vera, sândalo, açafrão – Protegem contra infecções;
- Açafrão – Auxilia na luta contra infecções virais e bacterianas;
- Canela, jasmim, sândalo – Cura os tecidos;
- Cardamomo, coentro – Induzem o apetite;
- Camomila, crisântemo, manjericão, gengibre – Ajudam na digestão adequada.
Ervas familiares dentro da Medicina Ayurvédica que compõem o chá anti-inflamatório

Os famosos estão se rendendo ao chá anti-inflamatório (Imagem: Reprodução/Pixabay)
Estas são algumas ervas familiares com notáveis propriedades medicinais, além do chá anti-inflamatório:
Gengibre
Ayurveda recomenda o gengibre como um ótimo remédio para indigestão, febre, resfriado, vômito, artrite etc. O gengibre pode ser ingerido como suco, bem como infusão, decocção, etc.
Açafrão
Um tempero comum usado na culinária, o açafrão tem alta propriedade antibacteriana e pode aumentar a circulação sanguínea. Pode ser efetivamente usado como medicamento para icterícia, diabetes, indigestão, tosse, artrite, acne, picadas de insetos etc.
Pimenta preta
É considerada útil como medicamento para asma, febre, cólera, dor de garganta e assim por diante.
Manjericão
É uma erva antibacteriana e antisséptica natural. É usada como medicamento para tosses e resfriados, mas também para indigestão, vômitos, doenças de pele, queda de cabelo e muito mais. Purifica e leva ao bem-estar geral.
Receita do chá anti-inflamatório da Claudia Raia
Na verdade, esse chá não leva apenas um ingrediente, como estamos acostumados a ver por aí. Ele é uma combinação de plantas com poder medicinal de cura, que contribui para o aumento da imunidade, assim como para o auxílio a processos inflamatórios e várias doenças de cunho viral e bacteriano.

A Medicina Ayurvédica tem todo o cuidado com os chás de ervas (Imagem: Reprodução/Pixabay)
Abaixo, você pode conferir a receita indicada por Cláudia Raia, que disse ter tomado uma garrafa da bebida durante todo o seu processo de recuperação do Coronavírus. Veja só:
Ingredientes:
- Água: 1 litro;
- Gengibre ralado: 1 colher de chá;
- Cúrcuma: 1 colher de chá;
- Pimenta do reino: 1 colher de chá;
- Manjericão: 1 punhado (aproximadamente 30 gramas de folhas).
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque a água, bem como todas as ervas e deixe ferver em fogo baixo por mais ou menos 10 a 15 minutos. Feito isso, desligue o fogo, coe e guarde em uma garrafa térmica para ir tomando ao longo do dia.
A sugestão é que se tome puro, sem adição de açúcar. Mas, caso não consiga, dê preferência para adoçantes naturais.
Gostou de conhecer o chá anti-inflamatório mais requisitado entre as celebridades? Mas não é só essa bebida que a Dra. Nicha, bem como outros médicos que atuam na Medicina Ayuvérdica, recomendam. Todos os sucos e infusões feitos com plantas e recursos naturais, pode contribuir para uma boa saúde e bem estar. Que tal experimentar?
Olá, Andreia
Eu gostei muito quando o vídeo chegou no meu whats. Já me tratei com medicina ayurvédica e medicina tradicional chinesa. Sempre obtenho ótimos resultados, sem agredir o organismo.
Quando recebi, era uma época que ainda estávamos com medo e sem saber o que usar de medicina natural para ajudar a resolver a questão do vírus.
Levei um tempo para conseguir os ingredientes porque, no início, muitas lojas estavam fechadas. Agora estou usando esse chá maravilhoso. Estou melhorando da rinite, de um probleminha na bexiga, da indigestão, e meu sono está bem mais regular.
Agradeço a quem me enviou, embora não lembre quem foi. Mas tem minha gratidão.
Andreia, como eu uso chá há muito tempo, e já aprendi alguns detalhes, estou fazendo algumas modificações. A cúrcuma eu consegui as raízes, então ralo e meço na colherinha. O gengibre eu uso a raiz também. Corto rodelas bem finas, com a pele, e comparo que seja o equivalente a uma colherinha. A pimenta do reino uso a preta, como está no vídeo. E o manjericão. Eu fervo água numa chaleira esmaltada – não se deve usar vasilha de alumínio nem teflon. Deixo a água borbulhar e jogo encima do chá, numa vasilha de inox, vidro ou esmaltada. Tampo, espero uns minutos e coloco para ferver, sem tampa, para não derramar. Eu fervo por 2 minutos. De novo coloco uma tampa, deixo por 20 minutos em infusão e passo no coador. Está pronto e maravilhoso para colocar na garrafa térmica e tomar durante o dia.
Convém lembrar que nenhum chá se guarda na geladeira. Faz-se o chá cada dia e toma sem colocar na geladeira nem aquecer no microondas.
Agradeço e um abraço