A sálvia é uma planta comumente usada em pratos culinários, mas que também pode ser transformada em uma bebida deliciosa e saudável. O chá de sálvia oferece um aroma envolvente que atrai seus sentidos, bem como estimula o paladar. Consumir esta saborosa infusão não é apenas uma experiência incrível, mas também é algo ótimo para seu organismo.
Este chá tem sido usado para aumentar a perda de peso e aliviar problemas digestivos. Possuindo propriedades calmantes, ele é perfeito para suportar o cansaço de um longo dia. Assim, nesta matéria que o Revista Saúde e Bem Estar preparou especialmente para você, será possível descobrir mais sobre o que apenas uma xícara quente todos os dias da infusão de sálvia pode fazer em benefício do seu corpo. Confira!
Leia mais: Os melhores chás para consumir a noite: conheça as ervas mais apropriadas para relaxar e dormir
O que é o chá de sálvia?
Esta bebida é feita das folhas da planta sálvia, conhecida pelo nome botânico Salvia officinalis. Essas folhas são comumente usadas para preparar pratos culinários, assim como óleos essenciais. Este arbusto perene pertence à família das hortelãs, possuindo um sabor refrescante quando infundido em água quente.

O chá contribui para acalmar, mas também para melhorar a concentração quando necessário (Imagem: Reprodução/GreenMe)
A sálvia é usada há muito tempo na Itália e na Grécia como um remédio natural não só para problemas digestivos, mas também para estimular o sistema imunológico. Na medicina tradicional chinesa e indiana, a infusão é consumida em grandes quantidades, pois contém ótimos antioxidantes, incluindo o ácido elágico, que pode ser encontrado também nas frutas vermelhas.
Como é naturalmente livre de cafeína, pode ser saboreado a qualquer hora do dia sem interromper os padrões de sono. Beber chá de sálvia antes de dormir pode realmente relaxar e fazer dormir, graças às suas propriedades aquecedoras e calmantes.
Benefícios para a saúde do chá de sálvia
Como citamos, existem muitas vantagens no consumo diário da bebida. Contudo, alguns benefícios se destacam. Entre eles:
1.Relaxa, mas também aumenta na concentração
O chá de sálvia oferece uma sensação natural de aquecimento, que pode ajudar a acalmar os nervos e aumentar o relaxamento. Em contrapartida, a bebida também contém compostos que ajudam a aumentar a concentração e melhorar o estado de consciência. A sálvia propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar dores e aumentar a qualidade do sono.
2.Diminui os sintomas da menopausa
O chá de sálvia pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa. A erva é particularmente eficaz para minimizar ondas de calor, bem como os suores noturnos.
3.O chá de sálvia combate os radicais livres
A bebida é rica em antioxidantes que ajudam a prevenir danos celulares causados pelos radicais livres. Os radicais livres são células sem carga, associados ao envelhecimento prematuro e a certos tipos de câncer. Os antioxidantes do chá evitam que esses radicais livres causem estresse oxidativo – essencialmente a versão da ferrugem do corpo.
Confira também: Cromoterapia: a cura através das cores que pode trazer benefícios incríveis; confira

A infusão pode ser feita com as folhas frescas ou secas (Imagem: Reprodução/Freepik)
4.Ameniza dor de garganta
A sálvia em forma de chá e de erva culinária é usada há muito tempo nos países europeus como remédio natural para dores de garganta. As propriedades anti-inflamatórias auxiliam na diminuição do inchaço e da irritação desse tipo de problema. O chá também possui propriedades antivirais e antibacterianas que ajudam a eliminar os patógenos da dor.
5.Protege a saúde do coração e pode tratar os sintomas da diabetes
A infusão auxilia na diminuição dos níveis de colesterol e açúcar no sangue. Os principais compostos do chá de sálvia também podem ajudar a regular a pressão arterial, bem como prevenir doenças graves, como ataque cardíaco e coágulos sanguíneos. A maioria dos pesquisadores atribui esses benefícios às propriedades anti-inflamatórias dos antioxidantes e flavonóides.
Efeitos colaterais do chá de sálvia
A bebida é segura quando consumida em quantidades adequadas. Limite a ingestão de três a seis xícaras por dia e você provavelmente não sentirá quaisquer efeitos colaterais negativos. Lembre-se de que os chás podem afetar certas pessoas de maneira diferente. Aqui estão algumas questões a serem observadas.
- Alergias – Se você é alérgico à sálvia ou a outras plantas da família da hortelã, beba o chá de com cautela. Interrompa o uso imediatamente se desenvolver sinais de reação alérgica, incluindo dificuldade em respirar, erupção na pele e coceira na garganta;
- Mulheres grávidas e amamentando – Mulheres grávidas ou lactantes devem evitar a infusão, uma vez que ela tem um efeito semelhante ao do estrogênio, que pode afetar os níveis hormonais e interferir em uma gravidez saudável. As qualidades hormonais da planta induzem o período menstrual, levando ao aborto. Isso também afeta na amamentação, diminuindo a produção de leite.
Como preparar o chá
Esse chá pode ser preparado em saquinhos, folhas frescas ou secas. Quer você use uma opção ou outra, siga as orientações abaixo para preparar a xícara perfeita da bebida.
Ingredientes:
- 1 colher de chá de folhas frescas ou secas;
- 1 xícara de água;
- Adoçante (opcional).
Modo de preparar:
Para fazer o chá, ferva a água e coloque as folhas dentro da xícara. Adicione a água quente, tampe e deixe infundir por aproximadamente 15 minutos. Adoce, se preferir. Você também pode preparar a sálvia juntamente com outros ingredientes que amenizam seu sabor forte, como por exemplo, limão, mel, assim como hortelã a gosto.
Em vez de apenas incorporar a erva em seus pratos culinários, prepare uma xícara de chá de sálvia bem quente e beba para contribuir com sua saúde. O aroma delicioso ajudará despertar os seus sentidos e acalmar seus nervos. Experimente!
Deixe um comentário