Auriculoterapia é uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa. O tratamento estimula de forma mecânica pontos específicos do pavilhão auricular aliviando assim, dores e além disso, tratando problemas físicos e psíquicos.
De antemão, a orelha é uma parte bastante importante do corpo humano, isso porque ele constitui um microssistema. Desta forma, pode refletir então, todas as mudanças fisiopatológicas dos órgãos e vísceras, membros, tronco, tecidos e órgãos dos sentidos.
Acompanhe a matéria completa e saiba mais sobre a auriculoterapia. Confira!
Leia também: Saúde pública: saiba quais são os maiores desafios que o Brasil está enfrentando
Como funciona o tratamento de auriculoterapia e quais os benefícios

Auriculoterapia é uma técnica é derivada da acupuntura. (Foto: Freepik)
Primeiramente, saiba que a auriculoterapia é muito ampla. Portanto, pode ser indicada para o tratamento de cerca de 200 enfermidades. Tais como:
- Doenças de caráter funcional, neurótico e psicótico (insônia, depressão, ansiedade, cefaléias etc.).
- Males de caráter estrutural (dor lombar, dores nas pernas, torcicolo, artrite, artrose etc.).
A técnica é derivada da acupuntura, e faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos, emocionais e mentais. Na acupuntura os pontos estão espalhados por todo o corpo humano.
No entanto, na auriculoterapia existem locais que agrupam microsistemas de pontos que se conectam com alguns órgãos internos, por exemplo, orelha, nariz e mão. Por isso, no caso do pavilhão auricular, há uma porção de pontos associados a órgãos e partes do corpo que, através da estimulação, trazem alívio à doenças, dores e desequilíbrios, como a enxaqueca e a insônia.
Entenda como ela funciona
Os pontos auriculares são escolhidos de acordo com a doença específica ou conforme a localização anatômica. Esta técnica relaciona um órgão a manifestações fisiológicas diferentes.
O ponto do fígado, por exemplo, pode tratar alterações no olho ou visuais, porque o fígado, na medicina chinesa, está relacionado à visão. Outros exemplos seriam o ponto endócrino, para tratar desequilíbrios e irregularidades no ciclo menstrual, e o ponto do cérebro simpático, para alterações emocionais.
O estímulo da auriculoterapia é feito através de sementes, esferas metálicas, agulhas, laser, calor, raio infravermelho, massagem, bastões de moxa ou até cristais. A seleção vai depender de qual escola de acupuntura o terapeuta segue, se é a francesa ou a chinesa.
Qualquer pessoa pode fazer auriculoterapia?
Sim. A técnica pode ser feita em qualquer pessoa, independente da idade, trazendo benefícios para adultos, idosos e crianças. Porém, pacientes imunodeprimidos, diagnosticados com AIDS ou diabetes, em uso de anticoagulantes ou com alguma infecção ativa devem ser tratados com cautela.
Saiba quais são os benefícios
A auriculoterapia possui diversos benefícios. Ela pode ajudar a reduzir sintomas de abstinência para as pessoas que usam drogas, e estão tentando estabilizar. Além disso, a técnica:
- É fácil de ser aplicada.
- É um tratamento econômico, podendo custar de R$ 40,00 a R$ 250,00.
- Trata diversos problemas de saúde.
- Apresenta poucos efeitos colaterais (síncope, raríssimas infecções de pele ou cartilagem).
- Trata dores na coluna.
- Ajuda no tratamento de problemas na pele.
- Indicada para emagrecimento.
- Trata hipertensão.
- Auxilia na fertilidade feminina.
Por fim, leia também: Entenda como funciona a Acupuntura e conheça seus benefícios
Deixe um comentário