Livro de psicoterapeuta promete auxiliar pais e filhos (Imagem: Luis Quintero)

Psicoterapeuta lança livro que promete ajudar pais na educação dos filhos

A psicoterapeuta britânica Phillippa Perry, lançou um livro que promete ajudar pais na educação dos filhos. A obra, intitulada “O livro que você gostaria que seus pais tivessem lido (e seus filhos ficarão gratos por você ler)”, fala como a educação que os pais receberam reflete na criação dos filhos.

Neste livro, que promete ser a cartilha essencial para pais, a autora revela o que realmente importa e quais comportamentos evitar.

Terapia Familiar em livro

Capa do livro "O livro que você gostaria que seus pais tivessem lido (e seus filhos ficarão gratos por você ler)"

Capa do livro “O livro que você gostaria que seus pais tivessem lido (e seus filhos ficarão gratos por você ler)”

Em um trecho do livro, a autora diz: “Vou falar sobre como os filhos podem muitas vezes despertar velhos sentimentos em nós, que então cometemos o erro de descontar em nossa relação com eles. Também vou analisar a importância de examinar o crítico que existe dentro de nós, para não transmitirmos seus efeitos prejudiciais para a próxima geração”.

A autora afirma que todos os pais querem que seus filhos sejam felizes, sem errar na educação. Mas o desafio reside, inegavelmente, em como atingir esses objetivos.

“Se não analisarmos a forma como fomos criados e o legado deixado para nós, isso pode voltar para nos assombrar. Você pode se pegar dizendo algo como: ‘Abri a boca e saíram as palavras da minha mãe’.”, diz a autora.

“Claro, se foram palavras que fizeram você se sentir uma criança querida, amada e segura, tudo bem. Mas, muitas vezes, foram palavras que produziram o efeito contrário”.

O que pode atrapalhar, segundo ela, são coisas como nossa falta de confiança, nosso pessimismo, nossas defesas, que bloqueiam nossos sentimentos, e nosso medo de ser dominado por nossos sentimentos.

“Ou, no que diz respeito especificamente a nossos filhos, pode ser o que nos irrita neles, nossas expectativas ou nossos medos em relação ao seu futuro”. Somos apenas um elo em uma corrente que se estende desde milênios atrás até sabe‐se lá quando, arremata.

A educação recebida pelos pais, acaba refletindo nos filhos (Imagem: Brett Sayles)

A educação recebida pelos pais, acaba refletindo nos filhos (Imagem: Brett Sayles)

Ao invés de mapear um plano “perfeito”, Philippa Perry oferece um olhar geral sobre como desenvolver relacionamentos de qualidade. Ao mesmo tempo que preocupa-se em não ter julgamentos e regras, Perry ensina a entender alguns pontos:

  • Entender como sua própria criação afeta sua relação com seus filhos;
  • Aceitar que irá cometer erros e entender o que pode fazer a respeito deles;
  • Dar fim a ciclos e padrões de comportamento negativos;
  • Lidar com os próprios sentimentos, assim como os de seus filhos;
  • Entender o que comportamentos diferentes comunicam.

O livro promete vir repleto de conselhos sábios, “é um livro que todos os pais vão desejar ler e cada filho gostará que seus pais tenham lido”, enfatiza.

Leia o primeiro capítulo aqui

Jornalista formada na Universidade São Judas, escritora e radialista. Apaixonada pelo mar, pessoas e bichos. E por me comunicar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.