Feng Shui

Saiba o que é Feng Shui e seus benefícios

Feng Shui: já ouviu falar, porém não sabe o que significa? É provável que você tenha visto algo sobre em alguma revista de decoração, e isso tem explicação. A técnica milenar chinesa é sobre arrumação de cômodos e o seu objetivo é equilibrar as energias e atrair harmonia.

De antemão, os chineses costumam dizer que essa arte é como o vento, isso porque não se pode entender, e de igual modo, como a água que não se pode agarrar. É o vento por exemplo, que traz a água da chuva para nutrir tudo que está embaixo. É preciso então movimentar, pois a água parada pode trazer doenças e estagnar a energia de um ambiente.

Confira mais sobre o Feng Shui na matéria completa!

Leia também: A onda dos probióticos: eles ajudam na acne? Confira!

Benefícios do Feng Shui e como aplicá-lo nos cômodos da casa

Feng Shui

Objetivo é equilibrar as energias e atrair harmonia. (Foto: Cuidai)

A técnica do Feng Shui no ambiente serve para melhorar as áreas da vida: amigos, prosperidade, família, relacionamentos, sabedoria, saúde, sucesso, criatividade e trabalho.

Um ambiente que segue os preceitos da técnica chinesa desperta emoções, sentimentos e situações desejadas para cada espaço. Portanto, os principais benefícios do Feng Shui são:

  • Socialização, alegria e descontração em salas e espaços para receber amigos e ficar perto da família.
  • Mais criatividade, concentração e prosperidade em ambientes de trabalho.
  • Paz e energias recuperadas em quartos e locais de repouso.

Aprenda a aplicar na sua casa

Primeiramente, você vai precisar de um baguá (imagem acima). Ele é uma espécie de mapa dos centros de energia da casa e seus espaços, facilmente encontrado em lojas de decoração e arquitetura. A ferramenta tem muitos tipos com o formato de um octógono, que se divide em nove nichos que influenciam a vida.

Tendo esse objeto em mãos, a forma mais comum de utilizá-lo é por meio da rosa dos ventos, com a área do “trabalho” posicionada ao norte, ou colocar a mesma área na entrada da casa e de cada espaço.

Cada ambiente da casa tem uma função e um móvel que representa sua identidade. A cama, por exemplo, remete ao quarto; o escritório, à mesa; e por aí vai. Esses objetos que definem os cômodos precisam estar em evidência, no que se chama de posição de comando.

Evite colocar objetos logo na entrada de sua casa

Para o Feng Shui, o fluxo de energia da rua para dentro do nosso lar é muito importante.  A dica para deixar a entrada bonita e receptiva é colocar vasos floridos e esculturas ao redor da porta, e não no meio do corredor (caso sua casa tenha um nessa área).

Além disso, mantenha a porta do banheiro sempre fechada, assim como o vaso sanitário. O banheiro é um reduto de energias que não nos servem mais, então mantê-las no devido lugar é uma regrinha básica para não contaminar os outros ambientes do lar ou do escritório.

Inclua uma fonte de água corrente no cômodo da prosperidade, que pode ser o espaço onde você trabalha, dentro de sua própria casa. Uma fonte pequenina estimula o chi a se movimentar e atrair energias criativas que atraem dinheiro.

Curiosamente, sabe aquelas camas que têm espelho na cabeceira? Pois são péssimas escolhas na análise do Feng Shui, pois refletem a energia para longe da cama, quando objetivo é justamente o de concentrar sua energia ali.

Por fim, leia também: Estresse: conheça 10 passos para desacelerar e ter uma vida mais tranquila

Compartilhe

Jornalista por formação. Redatora Freelancer desde 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.